segunda-feira, 12 de maio de 2014

A história da Música Popular Brasileira






De acordo com a historia, pode-se dizer que a Musica Popular Brasileira surgiu ainda no período colonial do Brasil, a partir da mistura de vários estilos. A miscigenação das cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas, músicas eruditas européias e ainda os sons tribais dos indígenas, foi o inicio do que viria a ser a MPB.

Nas décadas de 1920 e 1930, iniciou-se no Brasil a chamada Era do Rádio, quando este meio de comunicação assumiu um importante papel de divulgador de música popular até meados da década de 1950. Já a também conhecida Era de Ouro da música brasileira é de início impulsionada pela popularização do radio em 1927.



Veio a Bossa Nova, um movimento urbano originado no fim dos anos 50. De início era apenas uma forma diferente de cantar o samba, mas logo incorporou elementos do Jazz. A nova forma de musica destaca seus maiores nomes como o de Toquinho, Vinicius de Morais e Tom Jobim.  

No início da década de 1960, no auge dos grandes festivais musicais das TVs da época e da popularização desse veículo, surgia uma geração universitária de compositores e cantores que seria idolatrada pela intelectualidade cultural e classificada sob à sigla MPB. Na época do regime militar que se manteve no poder no país de 1964 a 1985, buscava-se vigiar e controlar o espaço público e todo o enunciado político contra a ditadura. Mas a música brasileira sempre tentava driblar a censura que ocorria sobre as composições musicais. Os artistas da época aproveitavam para fazer suas contestações em forma de canções e que não fosse muito explicito. Ate que a TV Record então organizou o Festival de Música Popular Brasileira onde nestes festivais foram lançados Milton Nascimento, Elis Regina, Chico Buarque de Holanda e Caetano Veloso.





Na década de 1970, vários músicos começam a fazer sucesso por todo o país. Nara Leão grava músicas de Cartola e Nelson do Cavaquinho. Vindas da Bahia, Gal Costa e Maria Bethânia fazem sucesso nas grandes cidades. O mesmo acontece com DJavan (vindo de Alagoas), Fafá de Belém (vinda do Pará), Clara Nunes (de Minas Gerais), Belchior e Fagner ( ambos do Ceará), Alceu Valença (de Pernambuco) e Elba Ramalho (da Paraíba). No cenário do rock brasileiro destacam-se Raul Seixas e Rita Lee. No cenário funk aparecem Tim Maia e Jorge Ben Jor.

A partir dos anos 90 até hoje, os artistas consagrados já consolidados na historia da Musica Popular Brasileira, foram ganhando ainda mais destaques com os novos nomes que surgiam e interpretavam as musicas famosas desses grandes nomes da MPB. Assim, ajudavam no reconhecimento e na valorização, dando continuidade ao legado de cantores que influenciaram, enriqueceram e contribuíram para a cultura do nosso país através de suas composições e cançoes. Entre os nomes dessa decada estão: Lenine, Nando Reis, João Bosco, Ultraje a Rigor, Cazuza, Raul Seixas, Lulu Santos, RPM, Legião Urbana, Cássia Eller e Barão Vermelho.



O dia 27 de setembro é comemorado o Dia da MPB.

Fontes: wikipedia / Suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário