A Música Popular Brasileira tem como símbolo o valor cultural e identidade nacional, sempre representaram nosso país, no âmbito da política, beleza natural e do povo.
De origem folclórica, iniciou na Bossa Nova até chegar ao gênero MPB. Hoje em dia considerada como “música de barzinho”, a MPB passou por um processo de sofisticação típica da música instrumental, influências do jazz e do pop internacional. Com uma estética que liga a todo tipo de artes como o cinema, teatro, artes plásticas, literatura e outras, esse gênero musical desvincula a imagem de um publico popularesco, de “massa” e atrai pessoas que curtem mais essa onda cultural e literária.
A música popular brasileira possui um estilo de estereotipo, modismo e características tão ecléticas quanto seu repertório que a abrange.
Como bem descreve uma estudante em uma pesquisa sobre o que é MPB:
“A diferença entre MPB e estes outros gêneros musicais, não está na letra, mas no sentido da letra. Todas falam das mesmas coisas, mas o rock e o samba transformam tudo em baixaria, enquanto a MPB transforma tudo em melodia. Se o rock e estes outros gêneros incitam a desordem e falam do Brasil com vulgaridade, a MPB fala do Brasil com amor.” (estudante entrevistada).
Um mergulho nos anos de ouro
Os grandes nomes da MPB
Fonte: “MPB”, o Quê? Breve história antropológica de um nome, que virou sigla, que virou nome - Rafael José de Menezes Bastos / Universidade Federal de Santa Catarina.
Por: Raquel Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário