Febre entre os jovens das comunidades do Rio de Janeiro, a batalha do passinho ganhou as redes sociais e foi parar no cinema pelo diretor Emílio Domingos. O filme estreou em outubro do ano passado e mostrou a expansão da cultura funk e a realidade dos participantes.
Segundo Domingos, o documentário, protagonizado por crianças e jovens, começou a ser filmado em setembro de 2011 e chegou a ser exibido em festivais no Brasil e também no exterior. “Minha ideia inicial era fazer um curta-metragem mostrando as quatro etapas da primeira batalha do passinho, mas eu percebi que este universo era muito mais amplo do que eu podia imaginar e resolvi ir além. Todos têm histórias fantásticas e bem humanas. Eles mostram criatividade, talento, dedicação e a sofisticação da arte que é o passinho. Eu acompanhei de perto cada história, cada detalhe, cada conquista, batalha e derrota. Tenho certeza que o público irá se identificar ”.
Um detalhe triste, foi que um dos atores principais, Gualter Rocha, O Gambá, conhecido como Rei dos passinhos, foi assassinado no reveillon de 2012.
O filme passou em algumas comunidades do Rio de Janeiro, para que os meninos e seus familiares pudessem assistir, antes de ir ao cinema.
Fontes: facebook.com/abatalhadopassinho; wikipédia
Ananda de S. Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário