Músicos afro-americanos, misturando soul, jazz e blues na metade da década de 1960, nos Estados Unidos originou o gênero musical, Funk.
Segundo o site Terra, num estudo mais profundo, o pianista norte-americano Horace Silver, na década de
60, pode ser considerado o pai do funk. Silver uniu o jazz à soul music e começou a difundir a expressão "funk style". Nesta época, o funk ainda não tinha a sua principal característica: o swing. Foi com James Brown que o estilo tornou-se dançante e ganhou o mundo.
Gerson. Um dos pioneiros do soul no Brasil |
Gerson Combo Brazilian Soul, com sucessos brasileiros como Asa Branca executados com a batida importada dos Estados Unidos. Tim Maia, Carlos Dafé e Tony Tornado também começaram a tocar sucessos do soul e adotaram a atitude e o estilo americanos do Black Power, fundando o movimento Black Rio. Já na década de 70 surgiram as primeiras equipes de som no Rio de Janeiro, como a Soul Grand Prix e a Furacão 2000, que organizavam bailes dançantes.
Podemos considerar que o funk carioca é um dos gêneros que mais vem sofrendo modificações com o tempo. Chamado de "Batidão" pelos jovens e com letras ousadas sobre cotidiano, romantismo, soltei rice, o som é um dos mais queridos e tocados em baladas nos dias de hoje.
Fontes: Wikipedia ; Site terra
Ananda de S. Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário