quinta-feira, 3 de julho de 2014

História do Heavy Metal

Da esquerda pra direita: Adrian Smith, Dave Murray e Janick Gers, guitarristas do Iron Maiden. Foto: https://www.flickr.com/photos/sedlavana/5064943506/



















Por Bruno Paulino


            O Heavy Metal é um gênero musical derivado do Rock. Surgiu na primeira metade da década de 70, com a banda Black Sabbath, que são considerados os principais percursores do Heavy Metal por parte dos aficionados pelo estilo. Tal atribuição se dá pela musicalidade tenebrosa, sombria e carregada de efeitos que dão uma atmosfera tensa às músicas. Uma curiosidade que talvez ajude a entender o peso e o poder de fogo do Black Sabbath seja o fato do guitarrista Tony Iommi usar cilindros de metal nos dedos. Ele teve um acidente e perdeu as pontas dos dedos da mão direita. Como ele é canhoto, isso poderia impedí-lo de tocar, já que doía muito quando ele pressionava as cordas da guitarra com a mão direita para fazer as notas. A solução para isso foi usar cilindros de metal. Sem perceber, acabou dando uma sonoridade única e inconfundível ao Black Sabbath. A afinação em tons menores da guitarra de Iommi não somente ajudava o vocalista Ozzy Osbourne a atingir notas mais altas como também enfatizava o clima de perigo e medo. A idéia de fazer músicas assustadoras veio do baixista Terry "Geezer" Butler, quando a banda ensaiava em um estúdio que ficava próximo a um cinema onde eram exibidos filmes de terror. As pessoas pagavam para se assustar. Pensando nisso, ele indagou: "Por que não?" E então surgiu uma das maiores bandas da história.

Outros grupos que são considerados pioneiros do Heavy Metal ou que influenciaram bandas do gênero são Judas Priest, Deep Purple, Led Zeppelin, Motörhead e AC/DC. Características marcantes desse tipo de Música são riffs de guitarra explosivos, as famosas frases de guitarras que constituem a base harmônica da música, por exemplo, “Smoke On The Water” (Deep Purple); “Iron Man” (Black Sabbath); “Back In Black” (AC/DC) e “Black Dog” (Led Zeppelin), solos de guitarra simples, que envolvem apenas bends e acordes ligados, e outros mais complexos e variados, com trêmolos, harmônicos, tappings, arpeggios e outras técnicas para instrumentos de corda. Quanto aos vocais, eles podem ser bastante agudos como Rob Halford( Judas Priest), graves como o de Lemmy Kilmister( Motorhead) ou guturais, muito comuns em bandas como Sepultura, Slayer e outras de subgêneros como Thrash Metal, Death Metal, Black Metal entre outros. O baixo é repleto de linhas vivas e pulsantes, que embora não se sobressaiam tanto em algumas músicas, desempenham um papel fundamental na harmonia musical. Junto com a bateria e a guitarra-base, o baixo costuma formar a “cozinha” musical, que corresponde às bases rítmicas. A bateria costuma ter pedais e bumbos duplos. Elas bebem muita da fonte de Gene Krupa, influente baterista de Jazz. A velocidade e o timing das pancadas de bateria dele influenciaram um sem número de músicos, incluindo os do Rock pesado. No Heavy Metal há espaço para outros instrumentos musicais, tais como teclado, violino, gaita entre outros. Mas tradicionalmente são baixo, guitarras e bateria, além dos vocais.

As letras costumam abordar temas épicos, como guerras, mitologia, batalhas e questões de cunho político e social, além de críticas à religião. História é uma temática bastante presente no Heavy Metal, assim como o Ocultismo e acontecimentos da Idade Média e de tempos remotos. Letras que falam de curtição, bebidas, drogas e outras coisas despretensiosas também se fazem presentes. O Heavy Metal costuma ser cantando em Inglês, embora haja espaço para todas as nacionalidades. No Brasil inclusive há bandas do gênero que são consagradas no exterior, como Sepultura, Angra e Krisiun.

A música se chama Heavy Metal (Metal Pesado) muito provavelmente pelo poder que os amplificadores dão ao volume das guitarras, além dos vocais vigorosos e carregados de fúria e paixão e da dupla baixo-bateria (em algumas bandas baixo-bateria-guitarra-rítmica) que garantem uma base perfeita para o solo de guitarra, que é um traço marcante do gênero, cujo nome tem origem incerta em termos musicais. As afirmações mais plausíveis são a do escritor norte-americano William Burroughs(5 de fevereiro de 1914  2 de agosto de 1997), que em 1962 criou um personagem chamado “Uranian Willy, the Heavy Metal Kid”, presente no romance intitulado “The Soft Machine”. Na obra seguinte, o termo foi usado como metáfora para se referir a drogas que viciam. Já na visão do historiador do gênero Ian Christe, descreveu o que os componentes do termo significavam em "hippiespeak", a "linguagem dos hippies" da época: "heavy"(pesado), seria um sinônimo aproximado de "potente" ou "profundo", e "metal" indicaria um certo tipo de estado de espírito, pesado e opressivo como o metal. A palavra "heavy", neste sentido, era um elemento básico da cultura beatnik e, posteriormente, da gíria usada na contracultura, e referências à música pesada.[1]

Atualmente, o Heavy Metal é bastante aclamado e reúne milhões de adeptos em todas as partes do mundo. Os shows do gênero no cenário mainstream( termo usado para se referir a tudo que está na grande mídia) têm lotação máxima garantida e bandas consagradas como Metallica e Iron Maiden podem se dar ao luxo de contar apenas com a bilheteria para obter lucros expressivos. O público que acompanha o Heavy Metal é bastante fiel e cativo e bandas desse estilo costumam ter uma carreira longa e solidificada.

Musicalmente falando, o Heavy Metal possui inúmeras ramificações e variações, incluindo características de outros gêneros musicais, sem, entretanto, perder identidade. Uma das ligações mais fortes é com a Música Erudita, já que muitos dos músicos e compositores do estilo estudaram Música Clássica, o que de certa forma ajudou o Heavy Metal a desenvolver virtuosismo, principalmente na guitarra, que é o instrumento mais marcante desse gênero. É comum vermos fãs de Heavy Metal que apreciam as obras de Beethoven, Mozart, Vivaldi, Pagannini, Chopin entre outros insignes nomes da Música Clássica. Denner Campolina, que é músico da orquestra sinfônica do Teatro Municipal do Rio e baixista de uma banda de Thrash Metal, disse em reportagem feita pelo Jornal O Globo, em 3 de Março de 2013:

- “A emoção é igual. Escuto Metallica, Iron, Black Sabbath e ao mesmo tempo sou músico por causa de Bach, que ouço desde os 6 anos. Há um ano, toco na banda de Metal Unmasked Brains. E partiturei as músicas.”
As vinte e cinco bandas “que fizeram o Heavy Metal ser o que é”, de acordo com Rob O’Connor, do site Yahoo! Music, são: [2]

01. BLACK SABBATH
02. LED ZEPPELIN
03. AC/DC
04. VAN HALEN
05. 
JIMI HENDRIX EXPERIENCE
06. METALLICA
07. JUDAS PRIEST
08. AEROSMITH
09. MOTÖRHEAD
10. IRON MAIDEN
11. SLAYER
12. DEEP PURPLE
13. SPINAL TAP
14. RUSH
15. ROBIN TROWER
16. DIO
17. KISS
18. GUNS N' ROSES
19. KYUSS
20. THIN LIZZY
21. PANTERA
22.
URIAH HEEP
23. ALICE IN CHAINS
24. MERCYFUL FATE
25. MESHUGGAH




Cabe ressaltar que nem todas as bandas citadas na lista são de fato classificadas como Heavy Metal, como Led Zeppelin, AC/DC, Van Halen, Jimi Hendrix, Aerosmith, Deep Purple, Rush, Robin Trower, Kiss, Guns N’ Roses, Thin Lizzy, Uriah Heep e Alice In Chains. Elas foram citadas por terem influenciado fortemente diversas bandas do gênero. O primeiro Rock pesado gravado na história que se tem notícia é “Helter Skelter”, dos Beatles. Aliás, é comum dizer que bandas consideradas Hard Rock são Heavy Metal e vice-versa, muito pelo fato de serem os dois subgêneros mais pesados do Rock e terem influências em comum. Na década de 80 começamos a compreender melhor essa diferença, quando surgiu o movimento conhecido como New Wave Of British Heavy Metal (Nova Onda do Heavy Metal Britânico), cujas bandas mais bem sucedidas são Iron Maiden, Venom, Def Leppard, Girlschool( uma banda formada só por mulheres) e Saxon. Outras que se destacaram são Tygers Of Pan Tang, Witchfinder General, Holocaust, Savage, Elixir, Satan entre outras. Se formos traduzir para o português o significado será praticamente o mesmo. As características musicais também são semelhantes. A diferença está no fato de no Hard Rock encontrarmos bandas onde as guitarras dividem as glórias com os vocais (AC/DC), influências mais cristalinas de Blues, baladas pop românticas em maior quantidade (Guns N’ Roses, Aerosmith, Whitesnake, Bon Jovi) e uma musicalidade mais dançante. Já no Heavy Metal o virtuosismo é mais presente e são clarividentes as influências de compositores eruditos, já que os músicos dessa vertente do Rock costumam estudar em conservatórios musicais, onde aprendem muito sobre os grandes compositores clássicos.





[1]http://pt.wikipedia.org/wiki/Heavy_metal#Etimologia
[2]http://whiplash.net/materias/melhores/074257-blacksabbath.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário